Você é uma daquelas pessoas que já se perguntou de onde todos viemos, ou de onde eu vim? Essa é uma daquelas perguntas de 1 milhão de dólares, né?! Tais questionamentos existenciais são comuns e naturais, afinal, faz parte da curiosidade humana refletir sobre quem somos, sobre tudo o que existe ao nosso redor ou até mesmo como tudo no planeta ou no universo funciona.
Na maioria das vezes as respostas para tais perguntas vêm por intermédio de dogmas religiosos ou crenças espirituais, há também as respostas vinda através da próprio meio cientifico. Não abordaremos vieses religiosos para elucidar tal tema, bem como, não nos escoraremos em "provas cientificas", mas olharemos por uma ótica mais universalista ou espiritual, com base nos conhecimentos existentes no universo. Muitos se perguntam de onde viemos, qual é a minha verdadeira casa, muitos também afirmam que querem sair daqui e voltar para minha casa, não pertenço a isso. O que todos estão querendo dizer? Será que eles realmente sabem de onde vieram?
Para respondermos um dos questionamentos mais valorosos de nossas vidas, precisamos analisar alguns conhecimentos constantes no universo, como o conceito de Todo em sua forma abstrata, o conceito de evolução e suas características encarnatórias, assim como, mônada e Fonte Criadora. Então, vamos lá. A resposta dessa pergunta está em compreendermos o que somos, o que são mônadas, o que é a Fonte Criadora, as leis universais, dentre outros. Cada conhecimento que você adquire te ajudará a perceber como tudo se complementa e se interconecta, assim sua compreensão sobre o Todo e sobre si mesmo será realmente profundo, pois o que é superficial abre brechas para as dúvidas e confusões universais que possamos ter.
O Famoso "Erro de Conceito"
Primeiramente, é necessário compreender os principais erros de conceitos que cometemos ou aprendemos, salientando que a palavra "erro" está exprimindo o significado de confusão e incoerência, mas claro que nenhum tipo de mentalidade está totalmente errada em si, tudo depende do angulo que conseguimos enxergar e os conhecimentos que temos ou tivemos acesso. Há visões mais limitadas ou incoerentes por falta de conhecimento neutro e universal, mas todos temos o nosso momento de compreensão consciencial , tempo esse, relativo e subjetivo ao nível consciencial e padrões internos de cada um. Não se cobrem demais, mas também não acomodem com o limitado e superficial.
Dito isto, as principais visões equivocadas que podemos ter são: "eu sou originário do planeta Terra", assim como, "eu não sou do planeta Terra, sou de outro planeta", "sou este corpo físico que me enxergo no momento", "sou filho de um Deus hierárquico e autoritário". Tais máximas rodeiam nossa sociedade e nossas cabeças devido a influência do meio em que crescemos e vivemos, mas todas elas são incoerentes com quem realmente somos. Vamos destrinchar cada conceito por um prisma universal:
"Eu sou originário do planeta Terra"
É claro que todos nós já pensamos assim ou continuamos pensando, mas a grande realidade é que na verdade ninguém é originário da Terra, exatamente isso que você leu! Calma, inspira pelo nariz e expira pela boca...!! Sei que é chocante, mas é a realidade universal. Todos nós somos seres universais, todos viemos da consciência energética universal que chamamos de Fonte Criadora, essa energia geradora, multiplicadora, mutável, existente em tudo. Somos esta consciência universal expansível, parte da "centelha divina".
Logo, se você analisar a fundo tal alegação, perceberá que é coerente concluirmos que não viemos deste planeta e sim, viemos do universo, logo nosso casa é o Todo, o universo, a energia universal, não temos "uma" casa, somos a casa, temos todas as casas, estamos em todas as casas. Ainda analisando tal afirmação, podemos sim, por exemplo, ter tido nossa primeira encarnação no reino mineral aqui no planeta terra, é possível claro, como toda probabilidade. Mas isso não significa dizer que "viemos" daqui, mas que já estivemos aqui antes, mesmo que fosse em momento bem lá atrás de nossa jornada evolutiva.
A mônada a qual cada um faz parte é originária desta consciência universal onipresente, onisciente e onipotente. Apesar de ser algo complicado de compreendermos, a grande questão aqui é entendermos que podemos sim, já ter vivido anteriormente na Terra, mas não viemos dela de forma concreta, viemos do Todo e no máximo abstratamente da Terra (já que ela faz parte também do Todo, assim como Tudo) mas somente em uma ótica abstrata, que também é universalmente coerente e verdadeiro de concluirmos.
"Eu não sou do planeta Terra, sou de outro planeta"
Muitas pessoas possuem essa sensação de que não pertence a este planeta, sente saudade do que não sabe o que, ou concluiu que está aqui na Terra agora, mas veio de outro planeta. Tal alegação também é um equivoco, porque como já dito acima, não viemos de um planeta em específico, seja ele qual for, viemos da energia universal presente e geradora de tudo e todos.
Para as pessoas que sentem uma sensação de saudade inexplicável de algo que não sabe ou alguém que não conhece ou até mesmo não se sentir adequado ou compatível com a Terra, uma possibilidade é você ter tido sua ultima ou recente encarnação em outro planeta, o que é natural durante o processo de jornada evolutiva. Pela curso lógico universal, todos nós já encarnamos diversas vezes e em muitos planeta diferentes, em seus diversos reinos e formas de existências.
Contudo, isso não significa dizer que viemos de tal planeta, de forma originária, apenas que já estivemos em vários planetas, estamos no planeta Terra agora, já estivemos anteriormente provavelmente, mas estivemos também em diversos outros, cada um de acordo com sua realidade subjetiva. "Estar" difere de "Ser".
"Sou este corpo físico que me enxergo no momento"
Esta visão sobre si mesmo, apesar de parecer chocante também está equivocada, pois como talvez você já tenha compreendido até aqui, nós estamos neste momento na tridimensionalidade do planeta Terra, mas nós não somos a fisicalidade de forma isolada. Desta forma, nós estamos usando essa "roupa" chamada corpo físico apenas para vivenciarmos a experiência tridimensional onde ela é adequada e necessária. Não somos somente esta "roupa", estamos momentaneamente está "roupa" projetada para nossa programação encarnatória adequadamente subjetiva à nossa programação.
Assim como estamos usando esta "roupa" atualmente da 3D, já usamos diversas outras "roupas" adequadas para a realidade de cada um em cada planeta que vivenciou sua encanação. Então é lógico dizer que, estamos humanos, mas já estivemos em quais outras "roupagens" durante nossa jornada? Diversas possivelmente, já que para cada encarnação que tivemos, era necessário a criação e utilização da "roupa" adequada e natural daquela realidade física, seja em qual planeta for.
"Sou filho de um Deus hierárquico e autoritário"
Essa maxima também podemos perceber como equivocada, pois hierarquia e autoritarismo estão muitos mais relacionados com a ótica humana tridimensional do que com o Todo universal. Estes conceitos geralmente estão presentes em dogmas religiosos, onde o homem projeta seus desejos e mentalidade sobre como "as coisas são". Universalmente não há hierarquia, pois não há seres acima ou abaixo de você. Há união, igualdade, fraternidade, conjunção e qualquer visão que não perceba isso está em um momento consciencial mais restrito, limitado e autocentrado, portanto, necessitando progredir em sua jornada evolutiva a fim de se auto conhecer.
Não há, por sua vez, o conceito de autoridade universal, pela mesma lógica já anunciada, pois não há "alguém" que manda e desmanda, que controla e que decide tudo. O que há, são os seres universais, onde tudo o que existe esta vivo, é um ser universal, terá sua jornada evolutiva e om isso o Todo existe, se expande, se origina, se cria, se modifica e etc. Nós somos o universo em sua forma abstrata e cada virada de momento consciencial podemos nos perceber de forma unidade e em conjunto com tudo, sem "acima ou embaixo", sem controle unilateral, todos somos responsáveis por nossa jornada, nossa história, a história ao nosso redor, somos universal.
A Verdadeira Origem
Como você já percebeu, este questionamento "de onde viemos" nos faz reanalisar muitos conceitos absorvidos e escutado durante nossa vida, pois são visões comuns e altamente disseminadas em nossa cultura ocidental, mas que temos a chance de na fase adulta, decidirmos sozinho o que faz mais sentido para cada um de nós. Apesar da realidade universal não ser uma questão de opinião pessoal, cada um possui seu momento consciencial interno para conseguir ver e assimilar tudo o que existe ao nosso redor ou quem somos. Escute sua intuição.
Viemos do universo, somos o universo, sempre seremos e estaremos "nele", essa é a nossa verdadeira origem, essa é a nossa verdadeira casa, saibamos disso na tridimensionalidade ou não. Devido a regra encarnatória, possuímos o esquecimento necessário para tal finalidade, o que nos gera essa sensação de separação universal, porém, o quanto antes compreendermos e aceitarmos que a fisicalidade faz parte da jornada mas não é a jornada, mais fácil será para realmente entendermos como tudo funciona e quem somos. Afinal, como saber o que buscamos ou o que viemos fazer se não sabemos quem somos, se não compreendemos o que é a jornada evolutiva, conceito tão básico e intrínseco a todos os seres que existe, logo, a todos nós.
Somos parte de nossa mônada cósmica, onde viemos da energia cósmica universal presente em tudo e em todos, e de forma consciente estamos caminhando para nos compreendermos e nos sentirmos "voltando" à esta energia do Todo. Frisa-se "de forma consciencial", pois se você é ou faz parte de algo, não dá para você deixar de ser este algo. Você é, simplesmente é. Viemos dessa partícula e estamos evoluindo a nós mesmos de forma plena, pois é o natural de nossa essência.
Nós expandimos e evoluímos naturalmente, por isso quando resistimos a mudanças ou aos movimentos naturais da vida, sentimos incomodo e temos problemas que chamados na fisicalidade de dores ou doenças. Somos seres universais e devemos praticar esta ótica para facilitarmos a compreensão de tudo durante nossa fisicalidade, pois o universo contém as explicações que nos ajudam no decorrer desta experiência na 3D. Devemos treinar nosso olhar para autoconhecimento e para tudo ao nosso redor, inclusive a natureza, os outros, os animais, o planeta. Já que somos seres universais é ilógico prejudicar outros seres universais, assim estaremos prejudicando a nós mesmos. Pratiquemos o olhar da igualdade, do amor e da fraternidade com tudo que existe, assim estaremos mais próximos de onde queremos estar, ou seja, naturalmente mais próximo de nossa casa, esta energia cósmica universal constante em tudo e em todos.